18 de mai. de 2009

Manipulações e manipulações


Capa da IstoÉ. semana de 17 a 24 de maio de 2009.


Até onde vai e a partir de onde uma manipulação começa?

Pensar em alterar uma fotografia depois de realizada, deslocando o contexto e significação da mesma, é a acepção mais fácil em torno da idéia de manipulação da imagem. Mas, as relações complexas entre opinião pública, jornalismo e agendamento na mídia extrapolam, por vezes, esses limites da imagem.

Um exemplo claro é a particularmente infeliz capa da IstoÉ desta semana. Bastante questionável, tanto como jornalismo como edição da imagem. A capa mostra a foto de Ricardo Barollo, citado como lider neo-nazista na matéria. Pois bem, Barollo veste uma camisa da seleção alemã de futebol, expondo claramente o nome "Deutsche".

E aí?

1. Barollo, de fato, estava vestido com a camisa no momento em que foi preso. Mas qual a intecionalidade deste ato? Ele é torcedor da alemanha, ou estava mandando um recado?
2. Mas, precisava ter sido escolhido esta foto, neste ângulo e com a explicitação da camisa?
3. A escolha da foto e sua apresentação reflete uma decisão editorial imparcial?
4. Não há, nessa sucessão de escolhas no processo, uma alusão infeliz entre Alemanha e nazismo? No que isso é relevante ao fato, em aspecto que elucida a questão?
5. Se o escudo e o nome "deutsche" tivessem sido apagados, seria manipulação. E esse processo todo, dando uma importância e leitura da imagem de modo maniqueísta e distorcido, por acaso não é manipulação?

Pensem e comentem.

Marcadores: , , , , ,

1 Comentários:

Às seg. jun. 01, 11:49:00 AM 2009 , Blogger hkclebicar disse...

Que absurdo esta manipulação!

O que vou fazer com a minha camisa da seleção alemã agora?

Será que por causa desta associação que a revista fez vou ser confundido como um neo-nazista?

Deve ser por motivos iguais a este que a população descre de CPI´s e denúncias vindas de jornais: começam bem e terminam na praia, ou já começam com invalidades que levam ao descrédito...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial