8 de mai. de 2009

Quanto exclusivo pode ser uma raridade?


Circulou em modo de brincadeira na lista da Fototech. A raríssima canon 1200mm AF-L 5,6.
Um dos raros exemplares disponíveis está a venda na BHPHOTO pela bagatela de 120.000 dólares.

O AutoFoco foi atrás de mais informações, para ver o quanto exclusiva é essa pérola da óptica. A idéia desta lente apareceu pela primeira vez, ainda com foco manual, nos jogos olímpicos de 1984, em Los Angeles. Dessa primeira leva, cinco lentes voltaram a fábrica da Canon, no japão, para receberem o sistema de autofoco e a baioneta EF. Eram os primeiros protótipos.

Em 1993 começou a ser produzida, apenas sob encomenda. A demanda média era de duas encomendas por ano. Clientes? Poucos. National Geographic, Sports Illustrated. A Canon passou um tempo alugando algumas para eventos ou ocasiões específicas.



O monstrinho foi usado basicamente para fotografia de animais selvagens, formula 1, futebol, regatas, lançamentos de foguetes da nasa, e quase tudo que estava a uma grande distância. Peso? 16,5 kg. Diâmetro do elemento frontal? 228mm, distância mínima de foco de 13 metros.

Atualmente existem 20 no mundo. A maioria em uso em agências, revistas e, apenas 3, nas mãos de pessoas com bolsos pra lá de nobres. Dois dos seus elementos opticos são de fluorita, um mineral vítreo com capacidade de alto fluxo luminoso. A canon deixou de fabricar o mostrinho em 2005. Tem uma, usada, a venda na BH.

mais sobre a canon 1200mm, clique aqui. Tem um vídeo dela sendo usada.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial