23 de abr. de 2009

AGENDA SÃO PAULO: Vik Muniz - Retrospectiva no MASP


Vik Muniz: Elizabeth Taylor feita com diamantes


Vik Muniz, o mesmo que levou 22 anos para ficar famoso da noite pro dia, depois de passar pelos Estados Unidos, Canadá e México, chega a São Paulo, precisamente no MASP.

É uma mostra retrospectiva, cobrindo 20 anos de carreira de Vik Muniz. Primeiro, a exposição esteve no MAM - Museu de Arte Moderna - do Rio e, hoje, é exibida em São Paulo. Hoje para convivas, amanhã, ao público. A relação da fotografia com o desenho é o mote principal da mostra, como diz o artista. "Quero mexer com a ideia de imagem como interação", diz Vik Muniz, de 47 anos, que vive nos EUA, mas também tem ateliê no Rio.

São 131 obras, todas fotografias. Mas não se pode atribuir a Vik o rótulo de fotógrafo, ao menos como definição classica de quem trabalha em torno da fotografia. A foto se insere como híbrida, atravessada por outros eixos de imagem e experimentação artística.

“Enfatizo o diálogo entre material (os objetos simples que ele usa para fazer as composições) e imagem, destilo a ideia do desenho com coisas muito práticas, ou a natureza da arte mesmo. Sou ambicioso, mostro esse processo”, diz Vik. Ele se refere ao fato de querer desmistificar “uma arte muito ligada a deuses” e aliar sua vontade de fazer o espectador questionar a imagem a partir das camadas de significados que propõe em seus trabalhos, sempre feitos a partir de “ícones, estereótipos, arquétipos digeridos”.

A exposição 'Vik', é acompanhada de livro, mas não abarca todas as séries do artista, e, sim, pontua a relação da fotografia e do desenho com conjuntos temáticos precisos, alguns deles, inéditos, como 'Imagens de Papel' (a partir de fotografias p&b) e 'Quebra-Cabeças'.

Serviço:

Vik Muniz. Masp. Avenida Paulista, 1.578. Tel.: (011) 3251-5644. Das 11 h às 18 h (quinta, das 11h às 20h; fecha às segundas). R$ 15 (Terça: Grátis). Até 12/7. Abertura hoje, às 19h.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial