Divulgado o resultado do Pulitzer 2009.
Foto: Damon winter
O resultado do Pulitzer para a fotografia deste ano saiu para Damon Winter, do New York Times, com um ensaio sobre a campanha de Obama. (para quem ainda não sabe, trata-se da premiação mais importante da imprensa dos EUA, organizada pela Universidade de Colúmbia que, desde 1917, concede o principal prêmio nas categorias de Investigação, Crítica, Internacional, Reportagem Fotográfica e Notícias de Última Hora.)
Se o tema - que exauriu qualquer limite de agendamento da mídia - não é surpresa, o modelo de winter não deixa de ser inovador. No ensaio, além das fotografias mais 'caretinhas' há uma série de ângulos, presença de luz, situações e abordagens que, se não chegam a ser uma revolução do fotojornalismo, oxigenam o que pode ser um cobertura de política com mais criatividade.
Para conferir, clique aqui.
Foto: Patrick Farrel
O outro vencedor, Patrick Farrell, fez um trabalho no Haiti, para o Miami Herald, retratando o estado de desastre - ecológico, social, humano e político - daquele país. Com uma abordagem bem mais direta, - ou barra pesada - o ensaio pode ser conferido aqui.
No caso de Winter, a opção por uma edição de fotos cheias de sombras, reflexos e perspectivas inusitadas, conquistaram os jurados do concurso pela originalidade. "Meus editores me encorajaram a ficar longe da maneira tradicional de fotografar", disse à BBC.
"Obama gerou uma excitação muito grande nas pessoas durante a campanha eleitoral. Meu objetivo foi contar uma história completa através das fotos para que o leitor pudesse ver o que eu vi", afirmou Winter.
Marcadores: Associação Européia de Fotojornalismo, damon winter, patrick farrel, premiação, prêmio pulitzer
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial