1 de abr. de 2009

Convergência na fotografia: duas histórias, a mesma estratégia.

Que estamos vivendo uma era de convergência digital e que isso também atinge a fotografia, ninguém duvida. Já observamos, por exemplo, ver borrada a fronteira entre cameras fotográficas reflex e cameras que filmam, a partir de lançamentos da Nikon e Canon no ano passado.

A onda da convergência atinge também a esfera empresarial. Dois casos importantes se revelam nesse sentido e com estratégias bem semelhantes.

no primeiro caso, temos o reforço da parceria entre a Samsung e a Pentax, no caso, para o segmento das SLRs. O outro, é a fusão, através de controle acionário, da Mamiya, referência em médio formato, pela Phase one, fabricante de backs e sensores digitais.

A estratégia, em ambos os casos, é unir forças. Enquanto tradicionais empresas da área fotográfica se concentram na tecnologia das câmeras e na parte óptica, empresas de TI entram com o desenvolvimento de sensores, softwares embutidos nos equipamentos e tecnologia de imagem.

Temos ainda nessa onda da convergência a hibridização entre linguagens, de vídeo com foto. Mas, por enquanto, isso fica para (muitos) outros posts.

conferir as matérias no BJP (British joural of Photography)

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial