31 de mar. de 2009

Moradores de favelas lançam livro com fotografias do cotidiano



O projeto 'Viva favela' reúne 50 fotos do cotidiano de diferentes favelas. Fotografias foram expostas em galerias de Nova York.

Ao longo de oito anos, sete moradores de favelas do Rio, Niterói, na Região Metropolitana, e da Baixada Fluminense, clicaram mais de 50 mil fotos das comunidades carentes em que vivem e que frequentam. O resultado do trabalho desses correspondentes comunitários, gente que foi capacitado pela ONG Viva Rio para atuar como fotógrafos e jornalistas, é o livro “Viva Favela”.

Com cerca de 50 fotografias, as alegrias, dificuldades e o lazer dos moradores das favelas do Rio de Janeiro. O resultado repercutiu nos EUA, onde o professor Peter Lucas, membro da New York University e da The New School University, que fez um texto para o livro.

De acordo com Rubem César Fernandes, diretor executivo da ONG Viva Rio e um dos criadores do Viva Favela, o projeto tem como objetivo mostrar um olhar não estereotipado da vida nas comunidades cariocas.

O evento de lançamento da coletânea terá ainda a exposição de fotos premiadas no Open Society Institute Documentary Photography Distribution Grant, título conquistado pelo Viva Favela no Estados Unidos, em 2005 .

Confira a repercussão do trabalho na imprensa portuguesa.

Outras fotos do acervo do projeto podem ser conferidos aqui.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial