26 de mar. de 2009

PARÁ: Minicurso sobre a fotografia no reinado de Dom Pedro II


Foto:Passeio Público do Rio de Janeiro em 1860.

No senso comum poucas pessoas sabem que Dom Pedro II, segundo imperador do Brasil, foi um aficionado e patrocinador da fotografia no país. Para mostrar essa História, a Fotoativa formatou o mini-curso sobre a relação entre imagem e Pedro II.

Quando a fotografia engatinhava na Europa, D. Pedro II concede o título de fotógrafo da casa imperial, ao estúdio Buvelot & Pat, já em 1851. Num estudo da historiadora Lilian Schwarz, isso se deu dois anos antes que a rainha Vitória da Inglaterra fizesse o mesmo. Porém, A curtição de Pedro II pelo Daguerreótipo (primeira técnica para fixar a imagem numa placa de metal) começou bem antes, quando o padre francês Louis Compte, trouxe seu equipamento para a corte. Esse evento causou espanto quando os jornais da época anunciavam que em apenas nove minutos uma imagem reproduzia a natureza com tal fidelidade quase sem a mão do artista.

A partir daí, na segunda metade do século XIX, a fotografia toma um grande impulso no Brasil. O curso pretende mostrar uma série de fotografias produzidas nesse período. No repertório, tem Marc Ferrez, George Huebner e alguns retratos do Fidanza, gentilmente cedidos pelo fotógrafo e colecionador Guy Veloso.

SERVIÇO: Mini-curso “História, iconografia e fotografia no II Reinado brasileiro: um breve diálogo”.
Facilitador: professor e fotógrafo Michel Pinho,
dias 26 e 27 (das 19 às 21h) e 28 (das 16h às 18h).
Onde: Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19). Informações:3225- 2754; www.fotoativa.blogger.com.br.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial