22 de mar. de 2009

Literatura e Fotografia


Revista da Cultura: Fotógrafos pegados nas letras!

Quem esteve no debate mediado por Simonetta Persichetti com Walter Firmo, no último dia 11 na Arte Plural Galeria, pode ouvir, em um momento do debate, uma frase-provocação: "a fotografia tem mais a ver com literatura do quem com pintura".

Pois bem. Dez dias após essa epifania, a Revista da Cultura, aquela que a Livraria Cultura oferece gratuitamente nas suas lojas, publica uma matéria bem interessante explorando a encruzilhada de múltiplos caminhos existente entre letra e imagem.

O texto, de João Correia Filho, explora o eixo de trabalhos de fotógrafos que abordaram/ criaram tendo como elemento de partida a literatura. Maureen Bisilliat, Evandro teixeira, Edu Simões e Tiago Santana são exemplos de fotógrafos trabalhados no texto no sentido de ilustrar - através de publicações executadas por esses autores - que a síntese entre o texto e a imagem fotográfica pode ser uma complementação com bons resultados.

Procurando não cair na cilada de estabelecer marcos comparativos do tipo: o texto é melhor ou pior que as fotos, a matéria de João Correia, faz um apanhado de como esses fotógrafos recolheram elementos para dialogar com a criação de projetos e ampliar as concepções visuais a serem adotadas.

Trecho da matéria:

"O fotógrafo cearense (Tiago Santana) também afirma ter aprendido muito a partir da literatura de Graciliano. "Aprendi a ser mais sucinto, aprendi muito com a forma como ele escreve - precisa, sintética, cirúrgica. O que ele podia fazer com dez laudas, contava com uma e deixava espaço para o leitor viajar. Na verdade, a literatura reforçou esse caminho, que já vinha perseguindo, de uma fotografia que não diz tudo, que deixa esse espaço para que você complete a história, que deixe espaço para quem quiser interpretá-la. Afinal, quando lemos algo, o que fazemos? Imaginamos."

A revista da Cultura pode ser acessada também em versão digital. Impressa ou eletrônica é de graça. Sem desculpa, portanto, para não ler!

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial