17 de mar de 2009

Magnum in motion: novos ensaios



A consagrada agência de fotografia Magnum já vem a algum tempo explorando as possibilidades da convergência digital+internet+audiovisual para dar uma repaginada nos seus conteúdos, gerando (sub)produtos da sua atividade que, por vezes, são muito interessantes.

Para quem ainda não se cansou das reverberações pós-Obama, a Magnum editou três ensaios interessantes. O primeiro, de Bruce Gilden, é o Faces of Joy, explorando o gênero do retrato em modo queima-roupa (como não poderia ser diferente). Ainda no clima otimista, de esperança, e longe dos números da economia americana, o fotógrafo faz o registro das caras e vozes do povo que esteve presente em washington em 20 de janeiro.

Ainda dentro de um clima épico, ou quase isso, Paolo Pellegrin, no ensaio, Washingtong DC, explora a cidade de Washington como local / epicentro de poder, mas mesclando cenas do dia-a-dia, gente nas ruas e a atmosfera da capital americana. O ensaio é bom justamente por conseguir sobrepor o tempo histórico da posse de Obama ao tempo cotidiano, das coisas comuns.

Já Bruno Barbey, em Obamania, encontra o evento da posse com a massificação das imagens, das multidões, da onipresença sígnica e imaginária de Obama. O ensaio vai passando e deixando de modo sutil a questão: poderá o presidente americano ser maior que sua própria imagem?

Vale conferir pois são feras do fotojornalismo, cada um com seu estilo, variando sobre o mesmo tema. Depois de tudo isso, JURO, não por mais posse de Obama nesse blog!

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial