4 de mar. de 2009

RECIFE: Fotógrafo francês expõe série e faz palestra sobre história do retrato nesta sexta na Aliança Francesa

A imagem fotográfica e, mais especificamente, o retrato é a base do trabalho de Alain Rivière, fotógrafo parisiense radicado na Alemanha. O artista francês abre a programação cultural da Aliança Francesa do Recife nesta sexta-feira (06), às 19h, com a inauguração da exposição da série Bloco dos Sonhos e com a conferência sobre a História do Retrato Fotográfico. O evento, que antecipa as iniciativas culturais em torno do Ano da França no Brasil, é aberto ao público.

A estreia da exposição sobre o Bloco dos Sonhos de Alain Rivière no Recife não acontece ao acaso. Em 2008 ele foi convidado pela organização do Festival de Inverno de Garanhuns para acompanhar o evento. Durante a experiência ele fotografou habitantes da região registrando a geografia humana desenhada nos rostos e fisionomias dos agrestinos.

Ao escolher o retrato, Rivière evoca a tradição da arte fotográfica ao mesmo tempo em que a atualiza na pós-produção a ideia do duplo tão comum ao pensamento contemporâneo. Todas as fotos são em preto e branco e as fotomontagens enfatizam o aspecto lúdico, fantasioso e ilusório que existe no bloco carnavalesco. Ao todo serão apresentadas 30 imagens que ficarão expostas no casarão da Aliança Francesa durante o mês de março.

Alain Rivière tem vários livros publicados e já participou de diversas exposições individuais na Alemanha, Inglaterra, Romênia e Hungria. Ele nasceu em Paris e estudou História da Arte e da Fotografia. Em 1991 radicou-se em Berlim, onde trabalhou por muito tempo na documentação fotográfica da capital alemã.

A Conferência: História do Retrato Fotográfico.
Partindo do advento da fotografia e do retrato na metade do século XIX, Alain Rivière traçará em francês o percurso e o impacto desta expressão artística na sociedade e no homem moderno. Partindo de artistas como Félix Nadar, Julia Margaret Cameron, August Sander, Gisèle Freund e Man Ray, Rivière abordará questões ligadas à linguagem da fotografia e a sociedade da imagem. Haverá também o debate sobre a evolução dos dispositivos e a mudança na sensibilidade do olhar.

Ele afirma ainda que serão discutidos a utilização do retrato na vida privada e pública, o desenvolvimento das técnicas fotográficas e o legado artístico dos grandes fotógrafos.

Serviço:
História do Retrato, palestra com Alain Rivière.
Local: Aliança Francesa do Recife, Rua Amaro Bezerra, 466.
Telefone: (81) 3222 0918
Quando: sexta-feira (06 de março), às 19h.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial