8 de mar. de 2009

13,100, e muitas dicas para fotografia.

Vez por outra amigos e conhecidos me pedem dicas sobre fotografia. É o seguinte: dicas para fotografia é aquele tipo de conselho: me dizes como clicas e te direi que fotógrafo tu pode ser! Brincadeiras à parte, vez por outra correm na internet alguns pacotes de dicas. Selecionei alguns que chegaram recentemente.

Pisco del Gaiso, disponibilizou na PC Magazine um conjunto de 13 dicas bem práticas que tem lá seu valor. Vale conferir.

O Ignácio Aronovitch postou recentemente na lista da fototech dois excelentes links. O Advice for Young Photographers (conselhos para fotógrafos jovens), do fotógrafo Michael Kamber é bem confessional, com tom de experiência acumulada e direcionado ao fotojornalismo.

Já o Lessons I Didn't Learn In Photo School (lições que eu não aprendi na escola de foto), do Scott Kelby, puxa mais para o lado da conduta profissional, de se manter atualizado, do controle sobre a produção. O Scott tem vários livros sobre fotografia, photoshop e lightroom publicados, ainda comanda um videocast semanal, o photoshop TV, e preza pela clareza e boa didática.

Martin Gommel exagerou e criou uma lista de 100 dicas. Com algumas coisas bobinhas, mas com outras bem mais valiosas. Aqui, o link para as dicas já traduzidas.

Mãos à camera.

Marcadores: , , , , ,

4 Comentários:

Às ter. mar. 10, 09:57:00 PM 2009 , Anonymous Anônimo disse...

valeu pelas dicas afonso! vou pedir uma mais, eu puxei um filme de 400 pra 1000 porque minha camera nao tem ISO 800, vai direto pra mil, agora pra revelar existe essa possibilidade? porque eu só ouvi falar em ISO 800 e 1600... oq eu digo ao técnico na hora da revelaçao?? obrigada :)

 
Às ter. mar. 10, 11:01:00 PM 2009 , Blogger Afonso Jr disse...

Ana,

Obrigado por frequentar o blog! Olha, se o laboratorista for safo ele tira de letra.
Fora isso, todos os filmes, mesmo em desuso com a coisa do digital, principalmente em p/b (vc fotografou em cores, em p/b?) disponibilizam as bulas na internet, com as características técnicas, onde existem os fatores de correção para se adotar no processo de revelação em caso de puxar o filme. Se for em p/b é relativamente tranquilo.

A depender do filme, uma boa bula de filme até indica qual produto químico de revelação é mais adequado.

Abs. Afonso.

 
Às qui. mar. 12, 07:58:00 PM 2009 , Anonymous Anônimo disse...

foi em cor, um superia X-TRA vencido.
Não sei se tu pode divulgar isso no teu blog, mas será que poderias indicar algum lab aqui em recife que faz isso bem? Estou ansiosíssima para ver essas fotos (tenho 3 rolos assim) e com medo de perde-las também...

valeu pelos posts, o AutoFoco é muito interessante e rico :)

 
Às ter. mar. 17, 11:40:00 PM 2009 , Blogger Afonso Jr disse...

Hummmm.... Superia X-Tra vencido, com sensibilidade puxada, revelar em Recife...

Que perigo!!! Vou pedir ajuda dos universitários!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial