Salgado, sem Leica e de digital.
Durante o bate-papo com Walter Firmo, na Arte Plural, alguém já tinha levantado o rumor (nota de revisão: foi Marcão, colega nosso de Recife). O AutoFoco foi conferir e parece que procede. Um dos últimos fundamentalistas do suporte analógico para a fotografia, o brasileiro Sebastião Salgado, parece ter aderido de vez à base digital. Ao menos é o que se vê em três fotografias - de autoria anônima - mas tiradas do blog Foto Grafando -onde Salgado é mostrado manuseando o que parece ser uma Canon e uma Hasselblad digitais.
Mais que sinal do tempo, desperta a curiosidade no sentido de ver o que isso implica na mudança ou não do apurado senso estético de Salgado. Ele nunca escondeu uma certa resistência em relação ao digital. A curiosidade imediata seria ver fotos em cores feitas por Salgado, algo que ele, ao menos na produção pública, não realiza desde o começo dos anos 80.
Por que isso é importante? De certo modo, seus registros mais conhecidos nascem de uma relação com a temporalidade que o filme dispõe de modo diferente da imagem digital. Poder trazer para o momento da captura a simulação do resultado final é um grande diferencial. Se isso irá parir um Salgado 2.0, o tempo e os bits dirão.
Pergunta que fica martelando: já que Salgado foi fiel a Leica por décadas, por que não uma Leica digital?
Marcadores: foto grafando, fotografia digital, fotojornalismo, gênesis, sebastião salgado
4 Comentários:
Eu levantei a bola do Salgado com digital no debate, e fico feliz que tenhas pesquisado. Quanto à mudança de marca, provavelmente uma questão de patrocínio, ou mesmo um teste para definir o equipamento mais adequado ao seu trabalho.
Valeu Marcão. Já fiz uma nota de revisão indicando a autoria da levantada da bola do rumor do Salgado 2.0.
Obrigado pela lembrança.
Quanto a não ser Leica... Pode ser isso sim, mas pode ser também que as leicas digitais tem sido meio que "mico" no ambiente profissional.
A que parece uma hassel é uma pentax 645, de filme, que ele está usando no projeto gênesis.
As digitais parecem umas canon 1d com uma 24-105 e uma 100 macro.
Agora o porquê do homem usar esses equipamentos me escapa.
Deve ser a idade.
Olá. Aqui é o Michel Téo Sin, do blog Foto Grafando.
Como o Guilherme disse, a médio formato não é digital, e sim uma de filme PB, do projeto Gênesis. É a primeira experiência do Sebastião Salgado com filme médio formato em um projeto dele.
Quando eu achar essas fotos coloridas e digitais do Salgado, aviso vocês.
Abraço
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