24 de mar. de 2009

Fotografia e memória em debate no Maranhão.

Está acontecendo em São Luis - Com o objetivo de discutir a fotografia no Maranhão, até a quinta-feira, na Faculdade de Arquitetura (Praia Grande), o ciclo de debates Fotografia e Memória: história e políticas públicas no Maranhão. Serão palestras, mesas-redondas, oficinas e conferências cuja finalidade é elaborar propostas para o desenvolvimento tanto da fotografia, quanto do audiovisual no estado.

Para abrir o evento, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alexandre Corrêa, irá proferir a conferência A Fotografia na Preservação da Memória Sociocultural, às 19h.

Amanhã, terão início as oficinas Técnicas de Preservação de Acervos Fotográficos, ministrada por Francisco Ottoni das 8h às 10h; e Fotografia e Cultura Popular: experiência de um reencontro, com Murilo Santos, das 14h às 16h.

A seguir, das 17h às 19h, acontecerá a mesa-redonda História da Fotografia e Fotografia na História: Representação e Memória Fotográfica do Patrimônio Cultural com Alexandre Corrêa (UFMA), Kátia Bogea (Iphan), Ananias Martins (Uema-Secma); Frederico Burnett (Fau/Uema), José Reinaldo Martins (UFMA) e Jeovah França (Secma). Este último ministrará também a palestra O Museu da Imagem e do Som do Maranhão: proposta de trabalho, das 10h30 às 12h.

No último dia do evento, o professor Eugênio Sávio (PUC/MG) coordenará a oficina Fotojornalismo e Memória, que acontece das 8h às 10h. Depois será montada a mesa-redonda Fotografia Contemporânea no Maranhão: Fotojornalismo, Publicidade e Trabalho Autoral, com os fotógrafos Edgar Rocha, Brawne Meireles, Airton Vale e os professores Eugenio Sávio, Francisco Armond (Fau/Uema) e Adalberto Rizzo (Secma/UFMA).

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial