28 de mar. de 2009

Big Picture: combate as drogas no México.


Foto: Jorge Dan Lopez para a Reuters.

Esse ensaio do Big Picture merece ser conferido.

Por dois motivos. O primeiro, claro, por oferecer imagens que se situam entre um limite bastante curioso: entre a cobertura policial e militar, de guerra. As imagens são fortes, mas nada que choque muito mais que a cobertura fotográfica-policial da realidade brasileira.

O outro fator interessante a ser notado é o viés da cobertura. O problema das drogas é situado, através da edição, como ligado à dinâmica da fronteira com o México e o afluxo de imigrantes ilegais. É certo que isso pode corresponder ao que acontece. Mas senti falta de, no ensaio, ser contemplado 'o outro lado' da fronteira, ou seja, os EUA e as motivações que levam ao problema do narcotráfico.

Isso mostra que, tratando-se de fotojornalismo, o enquadramento do assunto em relação ao contexto assume uma importância imensa. Além, claro, da qualidade plástica e estética das fotos e do processo de edicão. Fica o exemplo de um material que sofre pela perspectiva unilateral de como foi construído, o que não deixa de ser um problema ético.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial