Big Picture: combate as drogas no México.
Foto: Jorge Dan Lopez para a Reuters.
Esse ensaio do Big Picture merece ser conferido.
Por dois motivos. O primeiro, claro, por oferecer imagens que se situam entre um limite bastante curioso: entre a cobertura policial e militar, de guerra. As imagens são fortes, mas nada que choque muito mais que a cobertura fotográfica-policial da realidade brasileira.
O outro fator interessante a ser notado é o viés da cobertura. O problema das drogas é situado, através da edição, como ligado à dinâmica da fronteira com o México e o afluxo de imigrantes ilegais. É certo que isso pode corresponder ao que acontece. Mas senti falta de, no ensaio, ser contemplado 'o outro lado' da fronteira, ou seja, os EUA e as motivações que levam ao problema do narcotráfico.
Isso mostra que, tratando-se de fotojornalismo, o enquadramento do assunto em relação ao contexto assume uma importância imensa. Além, claro, da qualidade plástica e estética das fotos e do processo de edicão. Fica o exemplo de um material que sofre pela perspectiva unilateral de como foi construído, o que não deixa de ser um problema ético.
Marcadores: big picture, documentação, drogas, ética no fotojornalismo, fotojornalismo, méxico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial