24 de mai. de 2009

AGENDA ARACAJU: Romeiros de Fé.


Foto: Alejandro Zambrana, fotógrafo sergipano, expõe universo dos romeiros do Padre Cícero.

Romeiros da fé é um mergulho no mundo das romarias de Juazeiro do Norte, no Ceará. A exposição começa terça-feira, dia 26 de maio, a partir das 19h30, na galeria Jenner Augusto, situada na Sociedade Semear. A exposição fica aberta ao público até o dia 16 de junho.

Em 2006, Alejandro Zambrana iniciou sua busca por imagens dos romeiros de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero. Naquele ano, o material seria destinado ao projeto de pesquisa e exposição na conclusão do curso de Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde então Juazeiro do Norte passou a ser destino constante na agenda do fotógrafo.

Uma multidão de romeiros segue anualmente para aquele centro de devoção. Movidos pela fé, vão agradecer ao Padrinho Cícero pelas graças alcançadas - algo que sempre intrigou o fotógrafo. O trabalho foi todo realizado em equipamento analógico, tendo como suporte o cromo, que resulta numa paleta de cores especial, bem saturada.

“Fico fascinado com o jeito como eles se relacionam com a fé”, afirma Zambrana, que não esquece vários momentos especiais que lhe chamaram a atenção durante as viagens.

“Quando estava indo a um dos locais de peregrinação em um ônibus coletivo, ouvi um romeiro dizer que, quem vai a Juazeiro, tem sofrer. Isso me marcou muito”, (...) “Para chegar lá foi desgastante: horas a fio dentro de um ônibus, sol escaldante. Durante o processo você sofre mesmo, mas para o romeiro isso não é sacrifício, é uma satisfação”, diz.

Outro aspecto que chamou sua atenção foi a transformação da cidade nos períodos das romarias, que acontecem nos meses de fevereiro, julho, outubro e novembro. “Os caminhoneiros colocam ornamentações em seus veículos e entram na cidade; as ruas ficam tomadas de crianças, o cenário muda completamente”, comenta.

Zambrana também já expôs imagens sobre o tradicional teatro popular do Lambe-sujo e os Caboclinhos da cidade histórica de Laranjeiras (SE).

__________
Serviço:
Exposição Romeiros de Fé
Quando: Abertura dia 26 de maio às 19h30. Visitação de 26 de maio a 16 de junho, de 8h às 12h e das 14h às 18h.
Onde: Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear - Rua Vila Cristina, 148 – Aracaju – SE

Mais informações:
Alejandro Zambrana – (79) 9964 1890 / azambrana78@yahoo.com.br
http://flickr.com/photos/alejandrozambrana

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial