20 de mai. de 2009

AGENDA CURITIBA: O tempo da cor, autocromos dos irmãos Lumière


Foto: Irmãos Lumière.

Com dados do portal Bem Paraná.

Mais uma exposição ligada as atividades do Ano da França no Brasil. É a primeira vez que os trabalhos exposição Autocromos Lumière – O tempo da cor serão exibidos na América Latina. A mostra estará no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os autocromos foram patenteados como novo processo de fotografia em 1903, sendo, portanto, um processo pioneiro no registro da fotografia em cor.

Ao todo são 70 imagens que tiveram origem nos autocromos de Augusto e Luís Lumière, engenheiros que revolucionaram a fotografia pondo cor às imagens captadas. O evento se competa com uma pintura, películas para a projeção de filmes produzidos pelos irmãos e um autocromo original. A mostra é uma parceria do MON com o Institut Lumière, em Lyon, na França.

Mais que um documento histórico, os autocromos são uma experiência de temporalidade da fotografia, estabelecendo uma ponte entre hoje e uma certa compreensão da cor, existente no começo do século XX. São imagens de um caráter bucólico, de tom marcadamente impressionista, uma fotografia marcada por forte diálogo com as tendências visuais e plásticas da época.

Serviço
Autocromos Lumière – O tempo da cor . Abertura: dia 20.
Até 13/09. R$4 e R$2.
Museu Oscar Niemeyer
(R. Marechal Hermes, 999)

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial