18 de mai. de 2009

Big Picture: Gripe Suina em fotos


Foto: Joe Raedle/Getty Images.

A receita do Big Picture é manjada: ajustar um ensaio coletivo com imagens tiradas ao redor do mundo e com um tema de interesse e relevância. Isso é uma questão de agendamento, aquela teoria da mídia que diz que: se os noticiários não tem o poder de dizer o que você pensa, ao menos contribuem para configurar sobre o que você pensa, em termos de visão do mundo.

Pois bem, dessa vez, a Gripe Suína, H1N!, é o tema do ensaio do Big Picture. O mérito está em mostrar as diferentes formas de impacto que essa epidemia deflagrou/ deflagra por onde passa. Em termos de fotojornalismo, tem coisa boa, como a foto acima, de Joe Raedle, de um casamento no México à base de máscaras e precaução.

Paranóias midiáticas e sanitárias à parte, é bom lembrar que uma tendência dos prêmios de fotojornalismo internacional ultimamente tem sido premiar segundo a agenda midiática, e não pelo valor-imagem (vide os últimos Word Press Photo, Sony photo awards, festival de fotojornalismo de Perpignan, França, e por ai vai). Nesse eixo, a cobertura da gripe suína tem cara de aposta...

Vamos esperar por fevereiro de 2010, quando sai o resultado do WPP, pra começar a conferir!

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial