American Soldier ganha o Pulitzer de Fotografia.
Foto: Creig Walker, American Soldier, para o Denver Post.
O Prêmio Pulitzer já está na sua 94ª edição. Não se pode chamá-lo de Oscar do jornalismo porque, na verdade, ele é mais antigo que o prêmio de cinema. É concedido pela Universidade de Columbia, internacionalmente aclamada como uma das mais importantes em ensino e pesquisa de jornalismo. Logo, o prêmio vem referendado com conceito.
São distribuidos Pulitzers para várias categorias. Nas de foto, Categoria Fotografia factual venceu a fotógrafa Mary Chind, do jornal "The Des Moines Register", que fez o registro de um resgate dramático de uma vitima das enchentes.
Foto: Mary Chind, "rescue" para o The Des Moines Register.
Na categoria Fotografia não-factual venceu Craig F. Walker do "The Denver Post", com o ensaio Ian Fischer, American Soldier. Não é um ensaio clássico, e sim um material em multimídia espalhado por 10 vídeos, 8 galerias de fotos e uma penca de extras. O material levou 27 meses, 3 repórteres, e um fotógrafopara ser produzido.
Já tínhamos falado do ensaio assim que ele foi publicado. Mais que nunca, vale conferir. Gol para o fotojornalismo pensado e executado em formato multimídia.
.
Marcadores: american soldier, Craig Walker, Denver Post, especial em multimedia, fotografia de guerra, fotojornalismo, fotojornalismo em multimidia, ian fischer, iraque, prêmio pulitzer
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial