14 de abr. de 2010

American Soldier ganha o Pulitzer de Fotografia.


Foto: Creig Walker, American Soldier, para o Denver Post.

O Prêmio Pulitzer já está na sua 94ª edição. Não se pode chamá-lo de Oscar do jornalismo porque, na verdade, ele é mais antigo que o prêmio de cinema. É concedido pela Universidade de Columbia, internacionalmente aclamada como uma das mais importantes em ensino e pesquisa de jornalismo. Logo, o prêmio vem referendado com conceito.

São distribuidos Pulitzers para várias categorias. Nas de foto, Categoria Fotografia factual venceu a fotógrafa Mary Chind, do jornal "The Des Moines Register", que fez o registro de um resgate dramático de uma vitima das enchentes.



Foto: Mary Chind, "rescue" para o The Des Moines Register.

Na categoria Fotografia não-factual venceu Craig F. Walker do "The Denver Post", com o ensaio Ian Fischer, American Soldier. Não é um ensaio clássico, e sim um material em multimídia espalhado por 10 vídeos, 8 galerias de fotos e uma penca de extras. O material levou 27 meses, 3 repórteres, e um fotógrafopara ser produzido.

tínhamos falado do ensaio assim que ele foi publicado. Mais que nunca, vale conferir. Gol para o fotojornalismo pensado e executado em formato multimídia.

.

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial