14 de abr de 2010

DSLR Conceitual.

Responda rápido: por que uma camera digital lembra, em sua forma, tanto os modelos analógicos?

Uma máxima do design é que a forma segue a função. Uma camera 35mm tinha sua razão de ser em função do transporte de deslocamento do filme, da justaposição das objetivas e dos sistemas de medição de luz, focalização, etc.

Por que, então, as DLSR's atuais lembram tanto as SLR's? Por que além da função, os dispositivos dizem muito do que são pela familiaridade.

Até que... Olhando o blog The Coolist, nos deparamos com a concepção do Designer Eric Fong, que apresenta uma DSLR, com lentes intercambiávis, mas um formato inusitado. Veja abaixo.


A idéia de Fong é que o formato da câmera pode mudar de acordo com a função demandada. Os manetes podem ser alternados (maravilha pros canhotos), agupados em um só, formando uma munhequeira, e estabelecendo um controle físico maior sobre a câmera. Afinal, estamos manuseando um objeto pensado para ser usado pelas mãos, e não o contrário, onde mãos tem que segurar uma caixa.

No começo do século XX, os automóveis eram chamados "carruagens sem cavalos". Uma metáfora, sem dúvida, para ajudar na compreensão, da época, do que poderia ser aquele veículo.
Hoje, nem de longe se pode pensar em um automóvel como um prolongamento ou aperfeiçoamento de uma carruagem.

A idéia é que o Conceito de DSLR pode ir se moldando, se libertando da imagem de metáfora que ainda o inspira. A Nova DSLR de Fong, ainda é protótipo, pode ser que o design e proposta dela não pegue. Mas, daqui a 10 anos, as DSLR's serão bastante diferentes do que temos hoje.



A razão? Estarão sendo projetadas para fotógrafos que estão, agora, nascendo e crescendo em meio a games, celulares, plataformas móveis de conteúdo, etc. Isso mudará a fotografia, pois cada câmera fotografa de um jeito que dialoga com cada tempo e a cultura que se molda ao redor. Isso não tem freio ou indústria que segure, isso é uma dinâmica que vem da apropriação social que as pessoas fazem dos aparelhos.

Estou curioso pra ver isso!!!

.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial