Fotojornalismo vivo
Ian Fischer - American Soldier - Fotojornalismo na web em boa forma.
Quanto mais se fala que o fotojornalismo morreu, mais aparecem exemplos que apontam o oposto.
Ian Fischer - American Soldier, é um especial (põe especial nisso!!) editado pelo Dever Post. Guia de uso, jogo rápido:
1. Descontem o tom patriotada do conteúdo. Ok...
2. Observem a complexidade narrativa que eles criaram: 10 vídeos, 8 galerias de fotos e uma penca de extras. O material levou 27 meses (isso mesmo, você não leu errado), 3 repórteres, e um fotógrafo - Craig Walker.
3. Eles acompanharam Ian Fischer do dia 31 de maio de 2007, quando conclui a “high school” e se alista no exército; até a volta pra casa, no dia 21 de agosto de 2009.
4. E isso num jornal tipicamente secundário, de Denver, Colorado. Prova que o uso criativo dos meios faz - muito - a diferença.
5. Confiram! É uma viagem proporcionada pelo fotojornalismo. Cada vez mais, a Internet é o lugar da fotoreportagem que se renova. Os desdobramentos disso, inclusive, incidem nos formatos tradicionais. O Denver Post impresso publicou a matéria de modo sequênciado em cadernos, por três dias seguidos.
E ai, de novo a pergunta, o que está morrendo? É o fotojornalismo ou o esquema: pautinha, 3 matérias por dia, fotinha no jornal e volta pra casa?
Marcadores: american soldier, Craig Walker, crise no fotojornalismo, Denver Post, especial em multimedia, fotografia de guerra, fotojornalismo, fotojornalismo em multimidia, ian fischer, iraque
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial