25 de jan. de 2010

São Paulo 456 anos. Uma cidade e sua gente, no Estadão.



Existe a chance criada e a oportunidade perdida. São duas variantes de como se pode agir diante do acaso, da oportunidade.

Vamos lá: idéia legal. Aniversário de São Paulo, 456 anos. O estadão cria um mote sensacional: A cidade e sua gente. 25 pessoas cujo cotidiano é entremeado pelo fluxo da cidade.

Até ai tudo bem. Mas, quando vamos conferir, o espaço para a fotografia, que é a chamada do material... cadê? É só texto. Material que poderia ter rendido muito mais fazendo/ mostrando os portraits dos mesmos personagens e suas atividades.

Isso é, ao mesmo tempo, a chance criada e a oportunidade perdida. Impossível não lembrar/ comparar com o one in 8 million do qual já falamos aqui no ano passado.

.

Marcadores: , , , , ,

3 Comentários:

Às qua. jan. 27, 02:20:00 PM 2010 , Blogger Guido Cavalcante disse...

Não tinha onde deixar essa frase do Bruce Barnbaum, que voces devem achar interessante:

>traditional photographers look and then they shoot; digital photographers shoot and then they look (at the LCD screen on the back of the camera, of course).

O texto completo está aqui
http://www.barnbaum.com/Thoughts_-_article.html

 
Às qui. jan. 28, 07:09:00 AM 2010 , Blogger TARDE disse...

Pois é... "O" Jornal perdeu uma grande oportunidade. E depois ficam reclamando da internet. Se a imprensa não se reinventar, não procurar absorver a linguagem moderna, da imagem, da velocidade com que se lê...bau, bau! Quem tem tempo de ler textos compridos ?

 
Às ter. fev. 02, 10:33:00 AM 2010 , Blogger Guido Cavalcante disse...

Vocês notaram que não vemos grandes imagens das inundações na cidade de SP? Parece que nenhum fotógrafo fez um trabalho diante dessa enorme decomposição urbana e ambiental. Uma grande oportunidade para mandar ao Prix Pictet desse ano. Penso sempre nos trabalhos de Edward Burtynsky sobre degradação ambiental, principalmente a vasta série de trabzalhos na China. Pois em sampa as imagens devem ser poderosas, como naquele malfadado "Jardim Pantanal", mas as imagens são circunstanciais, jornalísitcas, sem um conceito sobre essa tragédia.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial