Fotógrafo polonês, Wojciech Grzedzinski, ganha o VISA D'or em Perpignan
Foto: Wojciech Grzedzinski.
Com dados do BJR e do Site do festival de Perpignan.
O VISA Pour L'image, o mais consolidado festival/ evento de fotojornalismo no mundo, anunciou que o fotógrafo polonês, Wojciech Grzedzinski ganhou o prêmio VISA D'or, na categoria, imprensa diária. O trabalho de Wojciech já tinha sido premiado, em terceiro lugar em dois renomados concursos: no WPP deste ano e no Sony World Photography Awards.
Este ano, Walter Astrada também concorria com o polonês na lista de indicados, com o trabalho sobre os conflitos em Madagascar, que fez para a agência France Presse. A reportagem de Wojciech foi realizada para a - ainda não tão conhecida - agência NapoImages, baseada na Polônia.
Isso é outro indício que, mais de que a morte do fotojornalismo, temos a diversificação dos canais e bases de produção. O que está em crise, isso sim, é o modelo falido de produção-distribuição baseado numa lógica um-todos.
Um datalhe que não pode passar despercebido. A reportagem vencedora de Wojciech foi sobre os conflitos Rússia-Geórgia, no ano passado, enquanto, no mesmo momento, aconteciam os jogos olímpicos de Pequim. Às vezes, para ter uma boa matéria é preciso fugir no comportamento de manada do agendamento midiático.
Marcadores: concurso sony, festival de fotojornalismo, perpignan, premio de fotografia, prêmio WPP, visa pour l'image, Wojciech Grzedzinski
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial