VISA pour L'image: esta semana na França.
Está começando amanhã o 21 Visa Pour L'image. O mais consolidado festival-mostra-congresso sobre fotojornalismo. É uma espécie de Paraty em Foco (ou seria o contrário???) que ocorre em Perpignan, cidadela medieval perto da fronteira França - Espanha.
Esse ano, a coisa está quente pra quem apostou na bola da "morte do fotojornalismo". Já no slideshow de abertura do site, os organizadores fizeram questão de editar um clipe arrasador: nomes do primeiro time e fotos de tirar o fôlego. Confira.
O festival tem palestras, exibições, leituras de portfólio, simpósios, cursos e espaço para os gadgets: as novidades de equipamento que tanto fissuram fotojornalistas. Este ano, contudo, o festival parece estar reagindo ao posicionamento massivo e unilateral de agências de imagem que declararam recentemete a "morte do Fotojornalismo".
Baboseiras à parte, se a morte do fotojornalismo interessa a alguém, deve ser a quem está ligado a modelos massivos e concentrados de produção e distribuição de imagens. Salvo engano, a preocupação primeira do fotojornalismo é reportar visualmente, e não tentar ressucitar modelos moribundos de negócio, fósseis de uma era pré-internet, conectada, diversificada e múltipla.
O site vai ficar mostrando o que rola por lá. Como prévia, vale passear pela galeria virtual de algumas fotos que estarão em Perpignan.
Marcadores: crise no fotojornalismo, espanha, festival de fotojornalismo, frança, morte do fotojornalismo, perpignan, visa pour l'image
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial