29 de ago. de 2009

À Flor da pele. No JC online.


Foto: Alexandre Severo.

Em tempos onde se advoga a bobagem que o fotojornalismo morreu, vale conferir o ensaio clicado por Alexandre Severo e editado em multimídia por Sidclei Sobral para o Jornal do Commercio de Recife.

O material é sobre três irmãos albinos que moram na favela V9 entre Recife e Olinda. O texto, de João Valadares, ambienta o dia-a-dia das crianças, ainda mais fragilizadas pela intolerância à luz solar, em uma cidade onde sol é regra durante quase todo o ano.

"Os dedos cruzados são sempre para chover. É o convite para o banho de mar na Praia Del Chifre, em Olinda. Rezam para espantar o domingo de sol. Só assim, com o céu pintado de preto, são crianças. Kauan, 5 anos, Ruth Caroline, 10, e Esthefany Caroline, 8, têm a liberdade controlada pelo fator do protetor solar. Não é só isso. São pobres e feridos. Não há dinheiro para parcelar a proteção. O PhotoDerm 100 é o maior sonho dos “galeguinhos” da V-9, favela de Olinda. Custa R$ 96 e só dura três semanas".

Vale pelo testemunhal, tratado visualmente com sensibilidade. Consegue ser notícia sem ser alarmista nem apelativo.

Fotojornalismo do bom. Com proximidade e envolvimento.

COMPLEMENTAÇÃO. Atualizado no domingo, 30 de agosto, 14h.

A repercussão do ensaio tem causado uma procura de leitores que, através de e-mails, estão solicitando uma forma de viabilizar ajuda aos irmãos albinos residentes na comunidade V-9, em Olinda. A coisa tem corrido sobretudo pela internet.

Mais uma evidência que o trabalho de registro visual, feito neste caso, recupera um pouco da tradição fotodocumetal, de promover a sincronia entre ação social, mídia e público. Neste caso, em interação com a internet.

E ai? A quem interessa a morte do fotojornalismo?

Marcadores: , , , , ,

1 Comentários:

Às sáb. ago. 29, 11:35:00 PM 2009 , Anonymous Anônimo disse...

Muito o ensaio e o texto, sintonia perfeita.
Vale a pena conferir ambos.

Abraço,
Marcelo Montanini.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial