Mémória e meios de armazenamento
Memória é discussão no Instituto Goethe de Salvador.
Há algumas semanas atrás rolou em algumas listas de fotografia um debate sobre preservação de arquivos digitais e da insegurança que é ter JPEGs como depósitos da memória visual e fotográfica.
Se fotografia é memória e documentação, a questão do suporte digital é central para pensar a preservação de imagens e a função social que isso ocupa. Nesse sentido, é muito oportuno o encontro que haverá nos dias 28 e 29 de setembro no Instituto Goethe de Salvador.
O encontro Memória Social e Mídias de Armazenamento será composto de palestras, mesas redondas e discussões, e extrapola as questões técnicas e tecnológicas, envolvendo na pauta debates sobre políticas públicas de armazenamento, processos históricos de armazenamento e tecnologias envolvidas.
O evento envolve além do Goethe, o Instituto de Informação, a Escola de Música e o Sistema de Bilbiotecas - todos da UFBA - além da Fundação Pedro Calmon.
O que isso tem a ver com fotografia? Tudo. A partir do momento em que a entendemos como um horizonte construído em 170 anos de história, documentação e, obviamente, memória.
Maiores detalhes:
Instituto Goethe de Salvador
71-3338.4700
www.goethe.de/bahia
Marcadores: fotografia e memória, goethe institut, ICI, memória iconográfica, seminário, sistemas de armazenamento, UFBA
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial