Pegadinha: Paris Match dá prêmio em concurso para ensaio falso
Reportagem falsa ganha prêmio fotográfico da Paris Match e é anulado.
Essa é boa: O prêmio de fotorreportagem estudantil 2009, organizado pela Paris Match, teve esse ano, um vencedor fake. A reportagem era sobre uma suposta atividade de prostituição para pagar os estudos. Na hora de entrega do prêmio, os autores do trabalho, Guillaume Chauvin, de 23 anos e Rémi Hubert, de 22, revelaram que tudo não passava de uma armação, cujo objetivo era desmoralizar "o discurso midiático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana".
Essa palhaçada serve ao menos de munição fresca para quem quer ter argumento contra concursos e prêmios fotográficos que celebram temas clichês.
A revista Paris Match, organizadora da premiação, anulou sumariamente a vitória da dupla. Se a farsa fosse mantida em silêncio, renderia 5.000,00 euros! A peça da pegadinha pode ser conferida aqui, no próprio site da revista francesa, que ainda não se ligou em retirar a farsa da internet!!!
No ambiente acadêmico, vez por outra pregam uma peça destas em revistas científicas. Algo que é conhecido como o efeito Sokal. Se a moda pega na área de fotografia!!! Curadores: Abram os olhos, puxem as antenas e liguem os radares!!!
Marcadores: ensaio falso, ensaio fotográfico, falsificação, fotojornalismo, Manipulação, paris match, premio de fotografia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial