A guerra em pijama cor-de-rosa!
Foto: David Guttenfelder, para Associated Press.
Foi veiculada na semana passada, no New York Times, e também no blog Lens, do próprio Times, é já é uma das imagens mais memoráveis de cobertura de guerra no século XXI. A cena aconteceu no Afeganistão, no vale do Korengal.
O soldado foi identificado. É Zachery Boyd, tem 19 anos e é texano. O motivo de estar vestido de pijama cor-de-rosa, sandálias de dedo, camisa vermelha, capacete, mochila e colete militar, pilotando um fuzil, é que foi arrancado do sono por colegas para uma ação contra-ofensiva. O soldado temeu, depois da foto publicada, pelo fim imediato de sua carreira militar. O Efeito, no entanto, foi exatamente o contrário, tendo recebido elogios do secretário de defesa.
Fora isso, é uma imagem que conta uma história de uma guerra pra lá de complicada, em uma dimensão esteticamente surpreendente e inesperada. Em tempos que se alega quase todo dia que o fotojornalismo está morto, exemplos assim reoxigenam a discussão.
Marcadores: afeganistão, associated press, david guttenfelder, fotografia de guerra, fotojornalismo, lens, new york times
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial