26 de mai. de 2009

The Commons: flickr, Fotografia e memória coletiva.



Saiu no blog Images&Visions, do Fernando Rabelo, e o AutoFoco foi conferir.

É Um projeto super interessante está sendo hospedado e conduzido pelo flickr. The Commons.

A idéia é disponibilizar fotos de acervos iconográficos, como por exemplo, a renomada Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, para que usuários ajudem a identificar e classificar, de acordo com vivências, reconhecimentos e memórias, elementos presentes nas imagens. Assim, elas podem ser melhor organizadas e mais facilmente encontradas.


Marinheiros do navio de guerra Minas Gerais. Imagem captada de negativo de vidro.
Biblioteca do Congresso dos EUA.


Em um segundo momento, o projeto visa, ainda, permitir que, com a adição de imagens dos usuários, o acervo possa ser enriquecido. Um exemplo dessa possibilidade é a própria foto acima.
Inicialmente sem identificação, como consta na página onde se encontra, a foto foi comentada por alguém que alega que o navio de guerra brasileiro, Minas Gerais, visitou os EUA em 1913, levando o ministro de relações exteriores de então, Lauro Severiano Muller. Desse modo a memória iconográfica pode sofre processos acumulativos e contínuos dos usuários.

Vale a pena dedicar algumas horas e se deliciar com os tesouros fotográficos que tem por lá. Já de cara, na parte da Biblioteca do Congresso, o internauta se depara com um time de primeira: Dorothea Lange, Walker Evans e Gordon Parks. Show de web!

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial