28 de mai. de 2009

Fotorio, a partir de 1 de junho.



Vai acontecer no Rio de Janeiro, a partir do dia 1 de junho. Confiram a programação abaixo e o site. Tem muita coisa boa nesta edição.

Exposições

- 1º de junho - "Mario Baldi - fotógrafo austríaco entre índio brasileiros" - curadoria de Marcos F. B. Lopes - Arquivo Nacional (Praça da República, s/s) - Abertura com mesa redonda às 15hs ;

"In-Urbanos", fotografias de Roberto Machado Alves
- Mezanino do Bar Ernesto (Largo da Lapa, 41 - Lapa)a partir das 19hs.

- 2 de junho - "Ao povo futebol e circo", fotografias de Moskow e Luiz Frota - Hotel Castelinho (Galeria do Hotel Castelinho 38, Santa Teresa), a partir das 18:30hs.

- 3 de junho - "Fotografias Urbanas", de José Alvarenga - Espaço de Artes Al-Farabi (Rua do Rosário, 30-32, Centro)a partir das 19hs.

- 4 de junho - "Andalucía 1935", fotografias de Pierre Verger - curadoria de Jesus
Cañete - Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora - Próximo àPraça XV - Centro - Rio de Janeiro - RJ), a partir de 12:30hs;

"Instantes: um olhar
sobre outro, sobre outros", fotografias de Renata Richard e Sílvia Magalhães - Espaço Imaginário (Avenida Gomes Freire, 453 Lapa)a partir das 19hs.

- 6 de junho - "O Efêmero e o Eterno", fotografias de Kryka Pujol e Liliane Marinho, e "Um click no quase invisível", fotografias de Henrique Cafundó - Parque Nacional da Tijuca (Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista)a partir das 11 horas.

Cursos e seminários

- 2 a 4 de junho - "Fotografia e História", realização do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e Casa de Oswaldo Cruz e coordenação de Ana Maria Mauad (LABHOI / UFF), Museu Histórico Nacional de 10 às 12h - será fornecido certificado a quem comparecer às três mesas redondas:

2 de junho - Fotografias da Guerra do Paraguai, com Ricardo Salles (palestrante) e Ana Maria Mauad (debatedora) e mediação de Milton Guran.

3 de junho - Fotografia e História da Ciência, com Aline Lacerda e Rogério Reis (palestrantes) e Milton Guran (mediador e debatedor)

4 de junho - Pierre Verger, um olhar nômade na Espanha de 1935, com Jesus Cañete (palestrante) e Silvana Louzada (debatedora) e mediação de Milton Guran

- 2 a 30 de junho - "Fotografia: arte e memória" , com Milton Guran, Joaquim Marçal de Andrade, Ana Maria Mauad, Joel Birman e Paulo Sérgio Duarte, na Casa do Saber - inscrições abertas, vagas limitadas, consultar www.casadosaber.com.br

- 3 a 8 de junho - "Composição de imagens: o exemplo dos grande mestres" com André Dorigo - Ateliê da Imagem (Avenida Pasteur 453 Urca)- consultar www.ateliedaimagem.com.br

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Às sex. mai. 29, 11:01:00 AM 2009 , Anonymous Roberto Machado Alves disse...

Mobiliário urbano é tema de mostra de fotografias na Lapa

Peças do mobiliário urbano como placas de sinalização, telefones públicos, antenas e hidrantes são transformadas em arte pelas lentes do fotógrafo Roberto Machado Alves, que inaugura, na próxima segunda-feira (1º de junho), às 19 horas, a mostra IN-URBANOS, no mezanino do Bar Ernesto, na Lapa. Em vinte fotografias coloridas, o fotógrafo capta a poesia existente em objetos que integram a paisagem das ruas, e trazendo-os para o espaço da exposição propõe uma reflexão sobre exterior e interior. A curadoria da mostra é do artista plástico José Nasser. A mostra pode ser vista até o dia 4 de julho, de segunda a sábado, das 11 às 20h.
A exposição de Roberto Machado Alves faz parte do FotoRio 2009, evento que acontece a cada dois anos, e que em 2009 reúne mais de cem exposições simultâneas em diversos espaços culturais da cidade. O FotoRio 2009 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro tem como objetivo valorizar a fotografia, promovendo exposições, oficinas, mesas-redondas, palestras, leitura de portfólio, projeções e intervenções urbanas. O encontro ocorre desde abril a setembro, fazendo do Rio de Janeiro um ponto de encontro e um pólo de reflexão e de debates em torno da fotografia.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial