Revisitando a operação Condor. No Lens.

Foto: João Carvalho Pina.
Para quem não conhece a recente história da América Latina, a operação Condor foi uma ação conjunta de diversos países mergulhados em regimes totalitários que povoaram o continente entre os anos 1960 até os anos 1980.
A operação visava dar combate ao que se achavam terroristas, comunistas, subversivos, com troca de informações por parte dos países que compartilhavam regimes militares.
No lens, o blog de fotografia do New York Times, Tracing the Shadows of Operation Condor, é o nome do ensaio feito pelo fotógrafo português João de Carvalho Pina, revisitando os lugares que foram palco de torturas e assassinatos, bem como pessoas envolvidas e parentes dos desaparecidos.
A concepção do fotógrafo, segundo nota, para fazer este trabalho partiu da percepção que a geração dos avós dele está desaparecendo, e com isso parte da história, pois não há documentos sobre isso.
Documentar o passado, contudo, é uma idéa paradoxal. As coisas, pessoas e objetos não estão mais vinculadas, as ocorrências se foram. O que pode ser feito? No caso, João de Carvalho Pina aposta na possibilidade de levar aos observadores uma sensação de estranhamento ao se ver imagens que evocam eventos desaparecidos.
É possível e ele consegue. Confira e tire suas conclusões.
.
Marcadores: blog de fotografia, fotojornalismo, joão carvalho pina, lens, narrativa fotográfica. the new york times, operação condor, Tracing the Shadows of Operation Condor
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial