3 de jun. de 2010

Revisitando a operação Condor. No Lens.


Foto: João Carvalho Pina.

Para quem não conhece a recente história da América Latina, a operação Condor foi uma ação conjunta de diversos países mergulhados em regimes totalitários que povoaram o continente entre os anos 1960 até os anos 1980.

A operação visava dar combate ao que se achavam terroristas, comunistas, subversivos, com troca de informações por parte dos países que compartilhavam regimes militares.

No lens, o blog de fotografia do New York Times, Tracing the Shadows of Operation Condor, é o nome do ensaio feito pelo fotógrafo português João de Carvalho Pina, revisitando os lugares que foram palco de torturas e assassinatos, bem como pessoas envolvidas e parentes dos desaparecidos.

A concepção do fotógrafo, segundo nota, para fazer este trabalho partiu da percepção que a geração dos avós dele está desaparecendo, e com isso parte da história, pois não há documentos sobre isso.

Documentar o passado, contudo, é uma idéa paradoxal. As coisas, pessoas e objetos não estão mais vinculadas, as ocorrências se foram. O que pode ser feito? No caso, João de Carvalho Pina aposta na possibilidade de levar aos observadores uma sensação de estranhamento ao se ver imagens que evocam eventos desaparecidos.

É possível e ele consegue. Confira e tire suas conclusões.

.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial