7 de nov. de 2009

Edward Burtynsky e o petróleo. Entrevista na PDN.

Leitura obrigatória. A entrevista de Edward Burtynsky no site da PDN.


Foto: Edward Burtynsky.

Burtynsky é aquele tipo de fotógrafo que a gente não sabe se é da Fine Art, se é documentarista ou se é um ativista político de questões ecológicas. Notabilizado com trabalhos como o "paisagens modificadas", onde retrata o processo de mudança de paisagens na China atual, ele agora se volta para o seu novo projeto: "Petróleo".

Vale conferir a entrevista que ele deu na PDN. Mais uma vez, o agendamento do tema por Burtynsky vincula o problema do meio ambiente diretamente às consequências que voltam para a própria sociedade. Burtynsky é Lúcido. Politicamente, esteticamente e documentalmente.

Trecho:

“These landscapes represent the yin to the yang, the destruction to the creation—we create our cities, our industries and our cars and our jets, and there’s a void in the landscape where this stuff comes from, so I believe these landscapes also begin to describe the values and the desires of our societies, the things that we [do] in pursuit of survival and comfort, and their expression in the landscape.”

(Estas paisagens representam o Yin e o Yang, a destruição e a criação - nós criamos nossas cidades, nossas indústrias e nossos carros e jatos, e há uma violação na paisagem de onde essas coisas vem, assim, eu acredito que essas paisagens também começam a descrever os valores e desejos de nossas sociedades, as coisas que temos que fazer para garantirmos nossa sobrevivência e conforto, e sua expressão na paisagem. Tradução Livre).


.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial