7 de nov. de 2009

Como foi o debate sobre crise do Fotojornalismo.

Depois de uma semana de sobrecargas de trabalho, voltamos à ativa aqui no AutoFoco!

Pra começar, com o debate sobre se há ou não crise no fotojornalismo contemporâneo. A mesa-redonda, que convidou os editores de fotografia dos Jornais de Recife, contou ainda, com a participação de Marcos Otoni e João Maria, que, em Natal/RN, coordenam, editam e fazem o Jornal da Fotografia. O debate foi uma ação do F1, grupo de pesquisa em fotografia e contemporaneidade, ligado ao PPGCOM (pós-graduação em comunicação) da UFPE.


Foto: João Guilherme Peixoto.

Dos Jornais de Recife, participaram Heitor Cunha, do Diário de Pernambuco e Jarbas Jr, do Jornal do Commercio. Na Platéia, alunos e ex-alunos do curso de jornalismo da UFPE.

Ainda compuseram a mesa-redonda, os fotógrafos Breno Laprovítera, no mercado há mais de 20 anos, co-fundador da agência Imago; e Eduardo Queiroga, co-fundador da Lumiar e atualmente professor do bacharelado em Fotografia na AESO.


Foto: João Guilherme Peixoto.

O debate rendeu mais de 3 horas. Opiniões, reclamações, análises da conjuntura profissional, perspectivas, oportunidades, um pouco de história, casos profissionais e dúvidas dos alunos povoaram a conversa.

O balanço, foi positivo. Ficou, de certo modo evidente, no ambiente da mesa redonda que, muito do que se coloca nos argumentos da crise, são opiniões requentadas, medo da renovação proposta pelo campo da convergência e das redes e tecnologias digitais e a clara percepção do momento atual, de mudanças profundas não só na fotografia, mas na sociedade de modo geral.

O debate valeu também por permitir uma aproximação maior entre o ambiente de pesquisa e ensino da Universidade e o mercado. Além disso, a vinda dos fotógrafos do Rio Grande do Norte, serviu também para dar visibilidade as iniciativas em curso e estabelecer elos mais efetivos entre realidades próximas geograficamente, mas, por vezes, desconectadas.

Aguardem! Para 2010, outros eventos virão!



.

Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial