O bicho tá pegando - Parte III. Pamplona pelas lentes do Big Picture
Foto: A. ARRIZURIETA/AFP/Getty Images.
A farra-do-boi, versão espanhola, diga-se, festival de San Firmino, em Pamplona, acontece desde o século XVI. É bem mais barra pesada que os congêneres nacionais de Santa Catarina e da Vaquejada no nordeste. Desde 1591, o festival coleciona imagens fortes, gente machucada, às vezes morta, e agendamento anual da mídia.
É mais do mesmo. Mas é diferenciado pela potência e energia contida nas imagens. É impossível entender esse festival apenas olhando para a sua história e tradição. Conferindo o ensaio magistral apresentado no Big Picture, percebe-se que são imagens que acionam o imaginário que separa tenuamente o humano do bestial, do enfrentamento do homem com seus limites.
Imperdível. Impactante. O ensaio está muito bem editado.
Recomendado para quem não tem medo de sangue.
Marcadores: big picture, corrida de touros, ensaio fotográfico, espanha, fotojornalismo, pamplona, san firmino
1 Comentários:
Caraca!!!! Forte, rapaz; muito forte. A dor estampada na face do touro é um algo. Mas também divertido: o que é aquele rapaz que bebeu todas tentando encontrar o número de seu apartamento? Grande sacada. E instigante: aquela do touro caindo na rua em primeiríssimo plano e o fotógrafo lá em cima do muro, lamentando a foto que não fará, fala muito muito do olhar jornalístico, para ficarmos em uma.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial