26 de jul. de 2009

Kamayurás no Lens, do NY Times.


Foto: Dammon Winter.

Os Kamayurás são uma tradicional sociedade indígena que vive no parque nacional do Xingú, estado de Mato Grosso. Já foram registrados algumas vezes em foto e vídeo. Desta vez, estão no Lens, o blog de fotografia do New York Times.

Além das cores saturadas e belíssimas imagens da vida selvagem, ou quase isso, vale verificar o tom híbrido do ensaio. Meio no fotojornalismo, meio no registro etnográfico. Tem, obviamente, um pouco do fascínio gringo que olha a realidade indígena através do prisma do exotismo, mas nada que comprometa.

As fotos são de Dammon Winter, em trabalho feito em conjunto com a repórter Elisabeth Rosenthal. Não dá para encarar como um registro antropológico, nem é essa a proposta, mas cumpre o papel de ensinar um pouco sobre o mundo singular dos indígenas que presenciam os choques da tradição com o mundo moderno que os cerca.

Marcadores: , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às qua. jul. 29, 10:03:00 AM 2009 , Anonymous Vitor Nogueira disse...

Olá Jose Afonso, bem legal o post sobre os Kamayuras. Tenho algumas fotos sobre o mesmo assunto publicado em meu site, na parte de projetos. Se tiver um tempinho faça uma visita. Parabéns pelo Blog.
Abraços,
Vitor
www.vitornogueira.com

Qua Jul 29, 09:58:00 AM 2009

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial