David Burnett bem de perto
Normandia, 50 anos depois. Foto: David Burnett, 1994.
Alguns dias atrás escrevemos sobre um ensaio de David Burnett feito em 1969, para a Time, sobre o lançamento do Apollo 11. O ensaio foi desenterrado 40 anos depois e é um valioso documento de uma época. Porém, Burnett tem um longo percurso na fotografia. De cobertura de olimpíadas aos danos do furacão Katrina, de retratos de Bob Marley à cobertura de guerras.
Fora isso, o fotógrafo se caracteriza por uma abordagem experimental, como, por exemplo, as fotos de Nova Orleans, pós-Katrina, foram feitas numa speedgraphic, uma camera de grande formato, muito usada no fotojornalismo dos anos 1930-40, que permite foco seletivo e é difícil ou impensável de ser usada pela geração de fotógrafos movida a bits.
Os resultados desse tipo de abordagem e muito do material do fotógrafo pode ser conferido no site do próprio Burnet.
Mais abaixo, disponibilizamos uma palestra de Burnett sobre a sua trajetória. Aqui colocamos apenas a primeira das sete partes. O resto, pode ser conferido no Youtube. Recomendamos. É uma tremenda aula de fotojornalismo.
David Burnett, Measures of Time, part 1.
Marcadores: david burnett, fotojornalismo, grande formato, katrina, youtube
2 Comentários:
Vou usar esse espaço porque não encontrei outra forma de me comunicar 'pessoalmente', para dizer que adoro o AutoFoco, tendo se tornado uma espécie de companheiro diário. Não trabalho com fotografia diretamente, embora seja editor de vídeo. Bem, quero convidar vcs pra visitar o meu blog www.fractalmix.blogspot.com , e mostrar uma página que vcs devem achar interessante: Fotografias e Fractais - http://fractalmix.blogspot.com/2007/03/fotografias-e-fractais.html
Valeu e um abraço
Parabéns pelo seu blog.
Matérias sempre interessantes e pertinentes.
Obrigado por partilhar tudo connosco.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial