21 de jul. de 2009

David Burnett bem de perto


Normandia, 50 anos depois. Foto: David Burnett, 1994.

Alguns dias atrás escrevemos sobre um ensaio de David Burnett feito em 1969, para a Time, sobre o lançamento do Apollo 11. O ensaio foi desenterrado 40 anos depois e é um valioso documento de uma época. Porém, Burnett tem um longo percurso na fotografia. De cobertura de olimpíadas aos danos do furacão Katrina, de retratos de Bob Marley à cobertura de guerras.

Fora isso, o fotógrafo se caracteriza por uma abordagem experimental, como, por exemplo, as fotos de Nova Orleans, pós-Katrina, foram feitas numa speedgraphic, uma camera de grande formato, muito usada no fotojornalismo dos anos 1930-40, que permite foco seletivo e é difícil ou impensável de ser usada pela geração de fotógrafos movida a bits.

Os resultados desse tipo de abordagem e muito do material do fotógrafo pode ser conferido no site do próprio Burnet.

Mais abaixo, disponibilizamos uma palestra de Burnett sobre a sua trajetória. Aqui colocamos apenas a primeira das sete partes. O resto, pode ser conferido no Youtube. Recomendamos. É uma tremenda aula de fotojornalismo.

David Burnett, Measures of Time, part 1.

Marcadores: , , , ,

2 Comentários:

Às ter. jul. 21, 06:36:00 PM 2009 , Blogger Guido Cavalcante disse...

Vou usar esse espaço porque não encontrei outra forma de me comunicar 'pessoalmente', para dizer que adoro o AutoFoco, tendo se tornado uma espécie de companheiro diário. Não trabalho com fotografia diretamente, embora seja editor de vídeo. Bem, quero convidar vcs pra visitar o meu blog www.fractalmix.blogspot.com , e mostrar uma página que vcs devem achar interessante: Fotografias e Fractais - http://fractalmix.blogspot.com/2007/03/fotografias-e-fractais.html

Valeu e um abraço

 
Às ter. jul. 21, 07:14:00 PM 2009 , Blogger Nuno Sousa disse...

Parabéns pelo seu blog.
Matérias sempre interessantes e pertinentes.
Obrigado por partilhar tudo connosco.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial