28 de jul. de 2009

AGENDA RIO DE JANEIRO: WPP no Rio.


Foto: Callie Shell

O Rio de Janeiro recebe de 29/07 a 23/08 a mais importante exposição mundial de fotojornalismo. Unindo arte, fotografia e jornalismo, a mostra promovida pela organização World Press Photo. De maio a dezembro a mostra percorre 61 cidades pelo mundo, em um total de 37 países, com uma previsão média de visitação de dois milhões de pessoas ao todo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a receber a exposição.

A participação do Brasil na mostra - Nesta edição do prêmio o Brasil teve três fotógrafos premiados. Eraldo Peres, da Associated Press, ganhou a Menção Honrosa em Vida Cotidiana, Categoria Singles, com uma foto feita em 22 de janeiro de 2008, mostrando várias pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino de Lima, 21 anos, morto na Favela do Coque, no Recife, nordeste do Brasil. Já Luiz Vasconcelos, da Zuma Press, foi o primeiro colocado em Notícias Gerais, Categoria Single, com a foto de uma mulher que tenta resistir à polícia que expulsa ocupantes de terrenos particulares na cidade de Manaus, no Amazonas, Brasil. O terceiro premiado foi André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, terceiro colocado em Artes e Entretenimento, Categoria Singles, com um registro do estilista de moda angolano Shunnoz Fiel, que faz parte da nova geração de estilistas do país.

Além disso, o Brasil aparece em uma série de cinco fotos do mexicano Carlos Cazalis, primeiro colocado em Assuntos Atuais, categoria Série de Fotos, com o registro de moradores de rua dormindo em São Paulo, sendo um deles em frente a um dos símbolos da elite paulistana, o Jockey Club de São Paulo.

SERVIÇO.
Exposição World Press Photo 2009.
CAIXA Cultural RJ, de 29 de julho a 23 de agosto,
de terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h ,
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca). Entrada Franca
Telefone: (21) 2544-4080 | Realização: Capadócia Produtora Cultural.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial