25 de jun. de 2009

Especiais em multimídia e a morte de Michael Jackson



Se tudo na vida de Michael Jackson era cercado pela mídia e lógica do espetáculo, na sua morte a lógica não será diferente. Mesmo poucas horas após o anúncio do seu falecimento, já constam em sites de alguns jornais online, galerias virtuais fazendo uma retrospectiva da vida/ morte do cantor.

Até agora, (apenas cinco horas do anúncio oficial) nada de muito inusitado ou excepcionalmente criativo. Mas, certamente, ao crescer o volume de imagens sobre o evento, a complexidade do mesmo e as formas de apresentação e exploração visual também devem aparecer. O AutoFoco vai ficar de olho e postar aqui os experimentos mais interessantes.

Por enquanto, da imprensa americana, linkamos a galeria do New York Times, do Chicago Tribune e da CNN.

Na europa, o LeMonde, o Liberation e o El Pais, também entraram com portfolios da vida e obra do cantor. Tudo muito igual, feito no calor da surpresa do acontecimento e provavelmente com imagens de arquivo. O El Mundo, espanhol, que já tem tradição em apresentar conteúdo em formato multimídia, caprichou um pouco mais e fez uma galeria mais eficiente.

Aqui pelo Brasil, o UOL fez um timeline bem pobrezinho, reduzindo fotos a ilustrações. Deve pintar com coisa mais caprichada nas próximas horas.

Tá tudo ainda muito em função da carreira do cantor, que, foi recheada de escândalos e imagens. O evento da morte de Jackson repete a lógica da morte de outros astros pop: viva rápido, morra cedo, deixe um cadáver bonito. Desta vez, com a massiva cobertura via internet, a dimensão de um grande evento, como a morte de outros astros pop, como Elvis, Janis, Hendrix, Lennon e Bob Marley, deverá ser mais ampliada. Como tudo, aliás, relacionado a vida de Jackson.

Marcadores: , , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às sáb. jun. 27, 03:15:00 PM 2009 , Blogger alicia disse...

uma estrela que deixou de brilhar na terra para ir brilhar pro ceu tas sempre no nosso coracao ass:alicia martins

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial