Big Picture: Praça da paz celestial 20 anos depois
Foto: Arthur Tsang/ Reuters. 1989.
Foto: David Gray/ Reuters. 2009.
O dia 4 de junho de 1989 foi especialmente trágico na história. Há 20 anos acontecia o massacre da praça Tiananmen, ou da paz celestial. Quem tem mais de 35 anos, é capaz de lembrar claramente que o evento foi resultante de uma série de protestos dos estudantes contra o governo exigindo mais transparência e democracia. Na noite do dia 4, houve a ação militar que resultou em um número de mortos e feridos que, até hoje, não se sabe ao certo, devido ao forte controle da mídia e de informação que existe na China.
O Big Picture, do Boston Globe, fez uma interessante galeria (relembrando Tiananmen) recuperando fotos de 1989 e avançando na história 20 anos, revisitando o lugar. Como nas fotos acima: a primeira, uma das imagens mais marcantes do século XX e, o mesmo lugar, onde 20 anos depois, está tomado por um congestionamento.
Conferir o ensaio é perceber a mudança do fotojornalismo, sob o ponto de vista estético, tecnológico e da postura de reportagem nessas duas décadas, e também perceber que a China nunca mais foi - ou será - a mesma.
Marcadores: big picture, boston globe, China, fotojornalismo, massacre, praça da paz celestial, tiananmen
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial