10 de jun. de 2009

Big Picture: Praça da paz celestial 20 anos depois


Foto: Arthur Tsang/ Reuters. 1989.



Foto: David Gray/ Reuters. 2009.

O dia 4 de junho de 1989 foi especialmente trágico na história. Há 20 anos acontecia o massacre da praça Tiananmen, ou da paz celestial. Quem tem mais de 35 anos, é capaz de lembrar claramente que o evento foi resultante de uma série de protestos dos estudantes contra o governo exigindo mais transparência e democracia. Na noite do dia 4, houve a ação militar que resultou em um número de mortos e feridos que, até hoje, não se sabe ao certo, devido ao forte controle da mídia e de informação que existe na China.

O Big Picture, do Boston Globe, fez uma interessante galeria (relembrando Tiananmen) recuperando fotos de 1989 e avançando na história 20 anos, revisitando o lugar. Como nas fotos acima: a primeira, uma das imagens mais marcantes do século XX e, o mesmo lugar, onde 20 anos depois, está tomado por um congestionamento.

Conferir o ensaio é perceber a mudança do fotojornalismo, sob o ponto de vista estético, tecnológico e da postura de reportagem nessas duas décadas, e também perceber que a China nunca mais foi - ou será - a mesma.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial