6 de jun. de 2009

Fotografia e Memória: Coleção Francisco Rodrigues, online e de graça no portal Domínio Público


Foto: A. Ducasble. Joaquim Nabuco: bacharel em 1870, embaixador, abolicionista, escritor, deputado. Col. Francisco Rodrigues - FUNDAJ.

Uma das mais importantes coleções de fotografias históricas do Brasil está agora acessível a qualquer um com acesso à internet. O portal Domínio Público, do Governo Federal, disponibiliza boa parte da coleção Francisco Rodrigues. Originalmente a coleção está depositada na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

No acervo, agora digitalizado e online, estão 4.800 fotografias que registram a aristocracia açucareira de Pernambuco de 1840 a 1920 através de um conjunto riquíssimo de técnicas que vão de suportes antigos, como a a daguerreotipia (fotografias sobre placa de metal), a ferrotipia (imagens sobre metal esmaltado fosco) e ambrotipia (imagens sobre vidro), além, é claro, das fotografias em papel. A maior parte deste acervo se constitui de retratos familiares, crianças, ocasiões comemorativas e também escravos.

A coleção Francisco Rodrigues não conta somente parte da história de Pernambuco e do Brasil, mas, através dos seus conjunto, conta também parte da história da fotografia no nosso país. A coleção foi iniciada em 1927 por Augusto Rodrigues, pai de Francisco Rodrigues, o dentista, que continuou a coleção paterna e terminou tendo seu nome como título do acervo.

A coleção foi objeto de pesquisa de doutorado da antropóloga Geórgia Quintas, que decodificou, através dessas fotografias, a iconografia da época, recuperando a memória visual desta importantíssima coleção.

Para conferir, basta acessar o portal Domínio Público, e no formulário de pesquisa básica colocar:
Tipo de Mídia> imagem.
Categoria > fotografia.
Título > francisco rodrigues

A partir daí, o portal fornece uma lista já catalogada com os nomes das pessoas nas fotos. É só ir clicando e começar uma incrível viagem pelo passado.

Marcadores: , , , ,

2 Comentários:

Às ter. ago. 02, 10:34:00 AM 2011 , Blogger Sávio disse...

Excelente trabalho, aproveitando a net para divulgar acervos, democratizando as informações. Aproveito para pedir indicações de fotografias sobre algodão. almeidasavio@gmail.com

 
Às sex. jan. 06, 08:38:00 PM 2012 , Anonymous eulina monteiro dos santos Maciel disse...

Gostei muito deste acervo da coleção de francisco Rodrigues, sou historiadora, o que me chamou atenção foi a foto de Albertina de Almeida Castro, Esposa de Augusto de castro. Eu tenho a foto de Augusto de Castro e Albertina, conforme o Livro memorias do Engenho São Bartolomeu onde os mesmo foram donos. se possivel voces mandarem mais informação sobr Albertina o que ela fazia, qula o seu papel na historia de Pernambuco. Augusto de castr eu sei ele foi engenheiro agronimo em 1909 vendeu o engenho são Bertolomeu etc. meu nome é Eulina Monteiro dos santos Maciel meu email e eulinasantos89@hotmail.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial