2 de jun. de 2009

Fotografia pra gente grande...


Foto: Fred Conrad.

Quem já teve a oportunidade sabe muito bem o que é fotografar em grande formato. Uma elaboração muito mais cuidadosa da imagem, uma necessária visualização detalhada do que se pretende, o domínio minuncioso dos aspectos ópticos e o resultado, uma imagem de inigualável qualidade com imenso poder de captura de detalhes.

Se a fotografia digital advoga em prol da automação de processos e da velocidade de produção, o grande formato vai na direção contrária. Rapidez é legal, mas a "lentidão" do grande formato pode ser melhor ainda! É exatamente essa a perspectiva explorada no ensaio que está no blog Lens, do (de novo!!!) The New York Times. A idéia é que, justamente por ser delicado e meticuloso, o processo de fotografar em grande formato transforma a lentidão em vantagem, dando tempo para a elaboração e visualização do que se quer obter.

Mais que uma opção técnica, o grande formato tem um efeito quase pedagógico em quem fotografa. Liberar a atenção da noção de instantâneo e se concentrar no aspecto composicional da imagem é certamente a principal diferença das cameras mais leves e ágeis, como as reflex digitais.

No ensaio, o fotógrafo Fred Conrad faz toda uma descrição do seu processo criativo usando uma "formatão". Vale a pena conferir.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial