13 de fev. de 2009

WPP 2009: Brasileiro Luiz Vasconcelos ganha primeiro prêmio na categoria notícias gerais


Foto: Luiz Vasconcelos/A Crítica/Zuma Press


Foi anunciado hoje à tarde na Holanda (manhã no Brasil) o resultado dos ganhadores 2009 do World Press Photo.

A foto ganhadora do primeiro lugar na categoria "Notícias Gerais" , é de autoria do brasileiro Luiz Vasconcelos, do jornal "A Crítica", de Manaus. A imagem mostra uma mulher tentando impedir o despejo de seu povoado, dia 10 de março de 2008.

Anthony Suau, norte americano, conquistou a premiação principal, com a melhor Foto do Ano. Outros fotógrafos brasileiros fizeram bonito: Eraldo Peres levou uma "menção honrosa" na categoria cotidiano e André Vieira ficou em terceiro lugar na categoria Artes e entretenimento.


Foto: Anthony Suau, USA, for Time

A foto de Suau, em preto e branco, é de um agente armado no estado de Ohio, nos Estados Unidos, que revista a casa de uma família pobre.

A presidente do júri, Mary Anne Golon, explicou que a imagem representa "o tema mais importante hoje em dia, que são os golpes da economia em escala mundial".

Segundo Goldon, "a maioria dos membros do júri considerou a imagem aterrorizadora, porque parece uma foto de guerra (..), mas se trata de gente que simplesmente não conseguiu pagar suas contas, ficou desesperançada e, por isso, está sendo atacada".

O prêmio principal desta edição do maior evento de fotojornalismo do mundo está dotado de dez mil euros e será entregue em cerimônia em Amsterdã em 2 de maio.

confira a galeria oficial: show de fotojornalismo!
veja lista dos vencedores.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial