Fortaleza: Mucuripe em preto e branco
Foto: PAULO GUTEMBERG.
Com dados do Diário do Nordeste
Desde a década de 50, o Porto do Mucuripe convive com Fortaleza. Mas, apesar disto, foi o olhar estrangeiro dos fotógrafos piauienses Sérgio Carvalho e Paulo Gutemberg para resgatar ovisual e a memória afetiva da zona Portuária da Capital.
A exposição, com 28 fotografias, que juntas contam um pouco da história e da rotina portuária. Tudo está presente, trabalhadores portuários, pescadores e suas jangadas, a estrutura antiga contrastando com a modernidade imponete dos arranha-céus da Beira Mar. Dualidade, solidão, grandeza, infinito, profundas são as sensações que emergem do trabalho dos piauienses. ´Mostramos essa dicotomia do velho e do novo. Essa sensação de amplitude. Resgatamos o valor que o porto tem, as características da maritimidade. Um lugar de saída e chegada´.
Para além da exposição
Com um amplo material que ficou de fora da mostra, os fotógrafos agora planejam lançar um livro de fotografia sobre o Porto do Mucuripe. Estarão inclusas as imagens já conhecidas e cerca de outras 60 ainda inéditas. Sem previsão para lançamento, os fotógrafos pretendem que ainda em 2009, a publicação esteja completamente pronta.
Mais informações:
Exposição Docas do Mucuripe, de 29/01 até 14/03, das 8h às 17h, no Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38, Centro). (85) 3255.7262
Marcadores: ceará, exposição fotográfica, fortaleza, mucuripe
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial