1 de fev. de 2009

Pinhole digital + ensaio sobre a loucura


Foto: Gui Mohallem.

Gui Mohallem, de 29 anos, é um fotógrafo brasileiro e produziu a exposição “Ensaios para a Loucura”. Neste Trabalho se combina a técnica mais rudimentar de fotografia, o pinhole, com a tecnologia mais moderna, a digital. A concepção, segundo o fotógrafo, é associar relatos biográficos dos fotografados a imagens perturbadoras para discutir os limites da razão.

O pinhole digital consiste em trocar a lente de uma câmera por uma tampa com um furo, permitindo que a imagem se forme dentro dela, assim como acontece nas tradicionais câmeras de lata. Só que, desta vez, a imagem é capturada pelo sensor digital. No site do próprio artista há um tutorial ensinando a técnica.

"Assim como em outros episódios na história da fotografia, essa técnica foi inventada por muitas pessoas ao mesmo tempo em diversas partes do mundo. Porque fazia sentido naquele momento, como faz sentido agora", explica Mohallem.

Gui Mohallem é formado em cinema e video pela ECA/USP e se especializou em fotografia e cinematografia. Essa é sua primeira exposição individual, que acontece em Nova Iorque, no Rabbithole Studio. No Brasil, o fotógrafo já participou de algumas coletivas, com a do Premio Porto Seguro, em 2005 e do Slideluck Potshow, em fevereiro deste ano.

Mohallem é representado na América Latina pela Galeria de Babel, que também tem entre seus artistas Martin Parr, Thomas Hoepker, Elliott Erwitt e Dimitri Lee.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial