Capa da TIME. Controverso? Apelativo? Propaganda?

Foto: Jodi Bieber para TIME.
Capa da Time desta semana. A imagem é forte. A revista garante que consultou psicólogos para avaliar os possíveis impactos que a imagem possa ter junto ao público. Todavia, o mais interessante é tentar decifrar em que eixo de intenção essa imagem foi escolhida para ser capa.
No caso, o retrato é de Aisha, jovem afegã de 18 anos que teve nariz e orelhas mutiladas por não se alinhar ao código de conduta do Talibã. Ainda segundo a TIME a garota concordou em posar no sentido de demonstrar para o mundo a ameaça da volta do regime fundamentalista.
Exemplo interessantíssimo de fotojornalismo comparado. Onde se sobrepõem dinâmicas de propaganda de guerra, documentação e jornalismo incorporado e política editorial controversa.
Veja o vídeo narrado pela fotógrafa Jodi Biber, sobre como a foto foi produzida.
.
Marcadores: afeganistão, Aisha, capa de revista, mutilação, time
2 Comentários:
Incrível, eu ví há duas semanas em Madrí a exposição intitulada Fotopress La Caixa 09, no museu Caixa Forum e uma das séries era de retratos de mulheres com rostos desfigurados pela guerra no Paquistão (http://obrasocial.lacaixa.es/nuestroscentros/caixaforummadrid/fotopres09primerpremio_es.html) Coincidência????
Assisti ao vídeo, mas não consegui entender muita coisa porque o meu inglês não é suficiente. Mas para mim, uma das possibilidades é um "diálogo" com a famosa foto da também afegã Sharbat Gula, feita pelo Steve McCurry
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial