23 de jul. de 2010

À Flor da Pele na finalíssima do Prêmio Nuevo Periodismo


Foto: Alexandre Severo.

O ensaio fotográfico "À Flor da Pele" do fotojornalista Alexandre Severo, tem ganho corpo e percurso de destaque, desde a sua publicação, no final de agosto de 2009, no Jornal do Commercio de Recife e também na internet.

Aqui no AutoFoco, temos acompanhado desde o início a dimensão que o ensaio tem tomado. O ensaio já ganhou o Prêmio Cristina Tavares, de 2009, foi citado pela agência Reuters e compôs o "pictures of the year" da mesma agência.

Agora, a realidade das crianças albinas está na lista dos nominados da categoria "Fotografia" do Prêmio Nuevo Periodismo, da FNPI.

Não é pouco. O prêmio é uma honraria que reconhece a qualidade e o trabalho dos jornalistas de fotografía, internet, radio, televisão e texto. Foi criado em 2001 pela fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), fundada e presidida por, nada menos, que Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura em 1982. O objetivo da fundação é estimular e premiar práticas inovadoras no jornalismo e, atualmente, é o que tem mais convocatórias de participação na comunidade de fala espanhola e portuguesa.

O trabalho de Severo está entre os 5 finalistas. Na categoria Fotografia foram mais de 400 concorrentes. É o único trabalho em língua portuguesa no páreo. Concorrendo com Alexandre Severo, estão gente do porte de Walter Astrada, argentino que já tem prêmio World Press Photo no currículo e, Edu Ponces, da revista peruana Etiqueta Negra, muito bem conceituada na América Latina mas que, infelizmente, não chega aqui no Brasil.

O Juri da rodada final é formado por Claudia Pérez do Chile, Gervasio Sánchez da España y Maya Goded do México. A FNPI promete anunciar o ganhador para os próximos dias.

O AutoFoco está na torcida. Pelo reconhecimento merecido do trabalho de Alexandre e para que a história de Kauan, 5 anos, Ruth , 10, e Esthefany, 8, as crianças protagonistas do ensaio, seja ainda mais universal.

.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial