16 de abr. de 2010

Convergência digital na fotografia em três tempos. Parte 3 - Sistemas.


Agora é a vez de observar como a hibridização dos dispositivos reorienta a produção do setor. A toda poderosa e afamada fábrica de objetivas e elementos óticos, a Carl Zeiss (que tradicionalmente equipa a Hasselblad) está lançando uma série de lentes especialmente desenhadas para a captura de cinema, mas em corpo de DSLR's.

A tradicional fábrica apresentou um conjunto de lentes intercabiáveis com encaixes para Canon, Nikon e Arriflex. Está última, tradicional fabricande de câmeras de material de cinema.

A novidade da Carl Zeiss é que ela introduz a troca da baioneta na lente, ou seja, a mesma objetiva pode ser usada em diferentes marcas de câmera, trocando apenas o elemento de encaixe traseiro. Simples, não?


Na foto: Objetiva zoom Carls Zeiss com baioneta intercambiável para cameras de cinema ou DSLR's.

A novidade é que o lançamento já considera a captura de imagem em movimento usando DSLR's não mais uma tendência, mas um fato consolidado.

Para saber mais, aqui.

.

Marcadores: , , , , , , ,

2 Comentários:

Às sex. abr. 16, 06:45:00 PM 2010 , Anonymous Fred Jordão disse...

Afonso,
É o mercado que sacramenta a convergencia com seus produtos circulando e botando a moenda pra girar.E apesar de toda esta "mudança de paradigmas", "substituição tecnológica", concordo plenamente com você. Não há muita novidade no front criativo. As coisas parecem ainda com ideias do principio do século XX, adaptadas para o mundo digital. Mas Afonso, inovar é dificil mesmo! Neste momento, pra mim é dificil até conseguir saber o que é realmente bom e o que não passa de fumaça. Ou cópia mesmo. Quanto mais moderno mais me parece velho. Confessso minha confusão. Mas, aquí pra nós: Estas lentes devem ser show de bola mesmo! Já tô aquí mergulhado na roda dos desejos consumistas. Afinal, o negócio da tecnologia é mais criativo que os artistas!
Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro! Salve Jorge!

 
Às sáb. abr. 17, 06:59:00 PM 2010 , Blogger Afonso Jr disse...

Salve Chico Science. Por enquanto vou me deliciando com uma 24-70 2.8 da Canon que é Show! Fabulosa. Na outra ponta do processo, o que mais me fascina atualmente são os fantasmas do século XIX que reencontro nas fotografias. São fotos que tem tempo. Isso é insubstituível. Beleza!
abs. Afonso.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial