15 de out. de 2009

O inferno é aqui, quer dizer, na China. Via Lens.


A China, o desenvolvimento e a poluição. Por Lu Gang.

Ver as fotos de Lu Gang sobre a onda de poluição, doenças, condições infra-humanas de trabalho, lixo e moradias precárias e estabelecer um link em duas direções: A primeira, para a referência histórica de Eugene Smith e seu trabalho sobre os efeitos da poluição na comunidade de pescadores em Mianmata, no Japão, lá nos anos 1970.

O segundo link é imaginar o preço que está sendo pago pelos chineses pelo desenvolvimento aceleradíssimo e seus desdobramentos no meio-ambiente. Tudo isso no lens. Vale, de quebra, dar uma olhada no trabalho de Edward Burtynsky, paisagens transformadas, que já falamos aqui e aborda os impactos na paisagem causados pela corrida desenfreada da China na economia de mercado.

Em tempo: com esse trabalho Lu Gang, fotógrafo free-lancer chinês ganhou o prêmio Eugene Smith de fotografia humanísitica desse ano, a 30a. edição. Suas referências? O próprio Smith, e de longe, a pintura gótica de Hieronymus Bosch. Vale conferir, tá no Lens.

Marcadores: , , ,

5 Comentários:

Às sex. out. 16, 09:34:00 AM 2009 , Blogger Guido Cavalcante disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às sex. out. 16, 09:37:00 AM 2009 , Blogger Guido Cavalcante disse...

Há um fotógrafo americano - Chris Jordan - com um trabalho sobre a massificação do consumo, desperdício e intolerância (Abu Ghraib), que vale a pena ver em

http://www.chrisjordan.com/
current_set2.php

 
Às dom. out. 18, 12:47:00 PM 2009 , Blogger Ernandes Tavares disse...

Essa foto da qual a China é comparada com o inferno, remete bem o contraponto entre tecnologia e agressão ao meio ambiente. Pois não é só nos países e fase de desenvolvimento que existem poluição e também nos países considerados evoluídos.

 
Às dom. out. 18, 12:49:00 PM 2009 , Blogger Ernandes Tavares disse...

João te conheci quinta-feira no caminho para a livraria cultura. Falei de você pra Silvania Nobre e ela ficou feliz por eu ter te conhecido. Valeu João.

 
Às qua. out. 21, 10:41:00 PM 2009 , Blogger teste disse...

Grande Ernandes! Desculpa n ter te respondido antes, man! Valeu pela lembrança! Tamo na área, qualquer coisa, é só avisar! Abraço!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial