Irving Penn. 1921 - 2009.
Irving Penn em 1951.
Morreu hoje, aos 92 anos de idade, em sua casa em Nova Iorque, o fotógrafo Irving Penn. Não é exagero afirmar que Penn está para a fotografia de moda, como Robert Capa está para o fotojornalismo. É uma referência absoluta, divisora de águas da maneira de se tratar a moda visualmente.
O estilo de Penn era claro, limpo e minimalista. Essa economia de recursos, vamos falar assim, no entanto criou uma linha de admiração graças a uma - longuíssima - colaboração entre Penn e a revista Vogue, que remonta aos anos 1940. Mas o fotógrafo não jogava só na moda. Retratos memoráveis de personalidades, still-life e trabalhos de cunho etnográficos também compõem seu valioso portfolio.
Sua longa carreira na vogue atravessou décadas e tendências, ao passo que Penn manteve a sua identidade e estilo. Nada de movimentação, de borrados, de movimentos esdrúxulos. Contida e elegante, porém dirigida e com pouca intenção espontânea, a fotografia de Penn tinha uma pegada calma, mesmo quando fotografava os motoqueiros do Hells Angels, clicados por Penn em 1967.
Neste estilo soube alçar o trabalho editorial de moda para os espaços das paredes das galerias e museus especializados em fine-art. Foi ao mesmo tempo um desbravador e um formalista rigoroso. Capaz de através das fotos iconizar todo um repertório visual da moda, dos costumes e de personagens do século XX.
Vale a pena conferir a excelente cobertura dada pelo NY Times. Em tom de restrospectiva e não perdendo nenhuma chance de dizer por que, onde e como Penn foi importante.
Abaixo, um slide-show com alguns de seus trabalhos mais memoráveis.
.
Marcadores: fasion photography, fotografia de moda, irving Penn, morte de fotógrafo, vogue
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial