15 de out. de 2009

Convergência: photoshop para Iphone.


O photoshop foi parar no Iphone.


O Iphone é uma máquina da era da convergência. Já existem mais de 65.000 aplicativos para o dispositivo (que não chamo de telefone, claro, por que é mais que isso) alguns direcionados para fotografia.

Acabou de ser lançado um photoshop mobile para Iphone. Obviamente não é aquela coisa monstruosa que é o CS4. É mais um "cinto de utilidades" com ajustes básicos para serem feitos através da própria interface sensível ao toque. Nada de muito novo. Existem aplicativos de fotografia para Iphone às pencas.

A novidade é a Adobe ter desenvolvido uma plataforma que oferece os recursos básicos de ediçãoi. Isto é: corte, rotação, flip, correção de cores e exposição, saturação, conversão para P/B, foco suave, tons de sépia, vinhetas, etc. É o básico, mas à mão e no seu bolso. De quebra, a Adobe disponibiliza 2gb de espaço online, para se carregar com fotos direto do tele-tudo da Apple.

Outro aplicativo interessante para Iphone, também lançado nesta semana, é o Canon Easy Photo Print. É um aplicativo que dá comandos de impressão a partir do Iphone para uma série de impressoras compatíveis. De quebra, aceita perfis de papéis de diferentes tipos.

Tendência desses fenômenos? Em breve, o seu principal computador, o que vai lhe gerar maior produtividade, será aquele que você carregará no seu bolso e que serve até para telefonar. Isso é convergência. Fusão de tecnologias e surgimento de hábitos novos de se relacionar com conteúdos e redes digitais.

É. Para compreender o que é a complexidade da convergência ainda prefiro o que um aluno meu me falou: convergência é fazer o que se fazia antes de um modo muito mais fácil. Confiram no vídeo abaixo.

.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial