23 de dez. de 2008

A China Industrial de Burtynsky, agora na China!



Quem conhece o trabalho do fotógrafo canadense Edward Burtynsky, se surpreende com o tratamento que ele dá as paisagens modificadas pela ação do homem. De certo modo, o fotógrafo revisita a fotografia de paisagem sincronizando esse gênero ao momento contemporâneo, onde a industrialização massiva, os resíduos gerados e a modificação radical da paisagem pedem uma fotografia que problematize esse estado de coisas.

Em seu último trabalho, realizado na China, foi feito, em paralelo, um documentário sobre a sua ação documentando essa paisagem. O filme "manufacured landscapes" foi exibido na sessão Visor Plural, em Recife, em outubro de 2008. O trailler pode ser conferido abaixo.



Desde o fim do projeto, o filme e a exibicão do trabalho de Burtynsky tem rodado o mundo. A exposição é em grande formato, explorando os pormenores de cada imagem. A lógica é simples: sempre que possível, uma fotografia de uma paisagem chocante, dever ser, também, uma fotografia chocante.
Dentro de toda essa controvérsia, o interessante nesse desdobramento do trabalho de Burtynsky é que o mesmo conseguiu ser exibido na própria China. Será um sinal dos tempos? Contraditório?

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial